Hipertrofia: quanto peso é necessário?
28/10/2014
Saiba como otimizar o tempo de seu treino
13/11/2014

Quer saber o que o mercado fitness oferecerá de melhor em 2020? Conheça as tendências do segmento para o Brasil.

Anualmente, o Colégio Americano de Medicina do Esporte divulga uma pesquisa mundial que traz as tendências do mercado fitness para o ano seguinte. Para 2020, o ACSM inovou e ampliou a pesquisa para várias regiões do mundo, dentre as quais, a América do Sul. A lista top 20 de tendências fitness no Brasil foi divulgada na edição de novembro/2019 da revista ACSM’s Health and Fitness Journal:

 

Top 20: Tendências do mercado fitness do Brasil para 2020

  1. Exercício para perda de peso/emagrecimento
  2. Promoção do estilo de vida saudável
  3. Treinamento personalizado: personal training
  4. Exercício físico para pessoas idosas
  5. Treinamento funcional: treinamento multicomponente/integrado
  6. Contratação de profissionais certificados
  7. Treinamento intervalado de alta intensidade: HIIT
  8. Treinamento personalizado em pequenos grupos: group personal training
  9. Treinamento/consultoria online
  10. Treinamento específico para esportes
  11. Treinamento em circuito
  12. Atividades ao ar livre/outdoor
  13. Mensuração dos resultados: avaliação física
  14. Aplicativos fitness para smartphones
  15. Estúdios fitness tipo boutique
  16. Crianças e exercício físico
  17. Academias low-cost
  18. Treinamento com pesos livres
  19. Coaching de saúde e bem estar
  20. Treinamento da estabilidade do tronco: core training

Uma análise mais aprofundada sobre as tendências permite identificar algumas características marcantes. O conhecimento dessas características pode servir para direcionar estudos e investimentos por parte dos profissionais do segmento fitness, além de direcionar as campanhas de marketing.

 

Características marcantes nas tendências para 2019:

  • Eficiência e otimização do tempo: dedicar menos tempo ao exercício sem prejuízos nos resultados é uma característica da sociedade moderna (tendências 7 e 11)
  • Dinamismo, inovação e desafio: o mercado está investindo em atividades dinâmicas, inovadoras e que desafiam os limites no intuito de atrair pessoas (tendências 5, 7, 8, 10, 11 e 18)
  • Tecnologia: os avanços tecnológicos invadiram o segmento fitness e podem ser bons aliados na busca pelos resultados (tendências 9 e 14)
  • Praticidade, independência e baixo custo: ferramentas ou meios que possibilitem treinar de forma independente, prática e, se possível, demandando pouco investimento, estão atraindo uma boa parcela da população (tendências 9, 12, 17 e 18)
  • Funcionalidade: a hipocinesia da sociedade moderna está incentivando o resgate da funcionalidade (tendências 5, 10, 18 e 20)
  • Competência profissional: o mercado atual cobra resultados e, portanto, exige profissionais habilitados, qualificados, competentes e que demonstram segurança na atuação (tendências 6 e 13)
  • Privacidade, glamour e personalização do treinamento: o atendimento personalizado atrai uma boa parcela do mercado que busca privacidade e qualidade (tendências 3, 8 e 15)
  • Emagrecimento e grupos especiais: é crescente o interesse de grupos especiais pelos benefícios do exercício físico (tendências 1, 4 e 16)
  • Saúde plena e mudança de comportamento: os benefícios do exercício físico sobre todas os pilares da saúde e sua capacidade de promover a adoção de hábitos mais saudáveis (efeito cascata) têm sido bastante evidenciados (tendências 2 e 19)

Sucesso aos profissionais!!! Bom proveito aos consumidores fitness!!!

 

Referência:

Amaral PC, Palma D. Brazil and Argentina survey of fitness trends for 2020. ACSM’s Health & Fitness Journal. 23(6):36-40, 2019.