Treinamento funcional: uma atualização conceitual

#TreineEmCasa – Treinamento físico em casa durante a pandemia do COVID-19 (SARS-COV2): abordagem fisiológica e comportamental
18/05/2020
Treinamento funcional e restrição do fluxo sanguíneo: uma visão perspectiva sobre a integração das técnicas
19/06/2020

Marzo Edir Da Silva Grigoletto, Antonio Gomes de Resende Neto, Cauê Vazquez La Scala Teixeira. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 22, e70646, 2020.

Resumo: O treinamento funcional (TF) tem crescido em popularidade, porém tal crescimento ainda ocorre de forma desorganizada e multifacetada. Assim, uma atualização conceitual se faz necessário, especialmente, baseado na maneira como o TF tem sido aplicado na maioria das pesquisas. Nesse contexto, o TF tem sido compreendido como aquele que objetiva o aprimoramento sinérgico, integrado e equilibrado de diferentes capacidades físicas para garantir eficiência e segurança durante o desempenho de tarefas cotidianas, sendo baseado nos princípios do treinamento, sobretudo, no princípio da especificidade. As sessões de TF devem focar no aprimoramento de padrões básicos de movimento, estimular adequadamente a força em diversas situações, a potência muscular e a capacidade cardiorrespiratória, ativar frequentemente músculos estabilizadores e incluir atividades complexas, respeitando critérios de segurança e eficácia.

Você também pode se interessar pelos itens abaixo. Clique sobre os títulos para saber mais.

E-book “Tópicos em treinamento funcional e core training”

Livros “Combo funcional”

Curso online “Treinamento funcional – bases teóricas e aplicações práticas”

DOWNLOAD