Nos meus quase 20 anos de envolvimento com a Educação Física, nunca ouvi nenhum colega dizer que escolheu a profissão para ganhar dinheiro e, nessa trajetória, não foram poucas as vezes em que me deparei com profissionais reclamando do salário. Mas será que a Educação Física paga mal? Eu creio que não, pois também tenho vários colegas que ganham muito bem e se mostram bastante satisfeitos com a profissão.
Analisando essa realidade, será que os bons salários são privilégio de poucos? Se sim, o que esses poucos profissionais têm de diferente? Será que é a região em que eles atuam? Será que é a experiência profissional que eles acumulam? Será o nível de formação? Ou será o tempo que eles dedicam aos estudos?
Pensando em responder essas perguntas, eu conduzi uma pesquisa digital que atingiu 517 profissionais espalhados nas 5 regiões do Brasil. As questões foram elaboradas para identificar a renda mensal média e o perfil do profissional no que se refere à região de atuação, experiência, formação e ritmo de estudos.
Quer saber os resultados? Clique no botão abaixo.
DOWNLOAD