Primeiramente é necessário entender que essa comparação não é possível, pois musculação e treinamento funcional não se enquadram na mesma categoria de conceito. Para facilitar o entendimento, pensemos na musculação como uma FERRAMENTA e no treinamento funcional como uma FORMA DE UTILIZAR essa ferramenta.
Diversas são as formas de utilização da ferramenta chamada musculação. A forma de utilização mais comum, nesse texto mencionada como “tradicional”, é a que tem por objetivo principal a hipertrofia muscular. Nessa forma, o treinamento tem algumas características bem definidas:
Por ser a forma mais utilizada nas academias, as pessoas tendem a associar a musculação exclusivamente a esse formato. Porém, não podemos esquecer que essa é somente uma forma, que apesar de ser a mais comum, não é a única. O treinamento funcional, por exemplo, é uma dessas formas que tem sido bastante discutidas na atualidade. Nesse modelo, o treinamento tem características diferentes:
Assim, entendendo o treinamento funcional como uma forma (um conceito) de treinamento, percebe-se a possibilidade de aplicação em qualquer ambiente, sendo que a musculação é um excelente ambiente para essa finalidade. Portanto, musculação e treinamento funcional COMBINAM! Falo sobre esse assunto em detalhes no livro Musculação Funcional.
E para os que têm interesse na forma tradicional de utilização da musculação, também falo sobre isso nos livros Musculação time efficient, Musculação perguntas e respostas e Métodos avançados de treinamento para hipertrofia.
Bons estudos! E lembre-se… entender conceitos liberta e abre portas!
Leitura sugerida:
Distefano LJ et al. Comparison of integrated and isolated training on performance measures and neuromuscular control. J Strength Cond Res. 27(4):1083-90, 2013.
Pacheco MM et al. Functional vs. Strength training in adults: specific needs define the best intervention. Int J Sports Phys Ter. 8(1):34-43, 2013.