Dicas de atendimento para professores de musculação

Percepção subjetiva de esforço em diferentes formas de execução do exercício de agachamento
08/09/2014
Leve a musculação para onde quiser
08/09/2014

O conceito de atendimento é compreendido como o ato de atender diariamente ao aluno/cliente, desde o primeiro contato. Tomando por base essa definição, percebe-se que o atendimento vai além do contato inicial, da primeira abordagem, devendo ser mantido ao longo de toda a permanência do aluno no recinto.

Sendo assim, em um período de convivência de 1 ano entre professor e aluno, de nada adiantaria prestar um bom atendimento durante 364 dias desse ano e falhar durante 1 dia, pois esse único dia seria lembrado para sempre, enquanto os demais dias fatalmente seriam esquecidos. Infelizmente, isso acontece na prática e reforça o conceito de atendimento diário.

Paz (2005) ressalta que, dentre os fatores que geram altos níveis de insatisfação nos alunos de musculação, a atenção prestada pelos professores, bem como a sua motivação para o trabalho, são os principais. Estar motivado para trabalhar e prestar a atenção devida ao aluno são aspectos que fazem parte de uma boa conduta de atendimento.

Atualmente, vivemos a era da tecnologia e essa modernidade atinge também as academias de musculação. Hoje, temos a disponibilidade de aparelhos bonitos e confortáveis, o que não se imaginava há alguns anos. Porém, de acordo com Kotler (1998), o gerente de uma academia pode pensar que os clientes desejam aparelhos mais modernos, mas eles podem estar mais preocupados com o atendimento por parte dos professores.

Nesse aspecto, a musculação apresenta uma característica ímpar quando comparada às demais modalidades de uma academia, pois, é a única que permite contato diário mais próximo entre professor e aluno, fato que, quando regado de um bom atendimento, aumenta a probabilidade de fidelização do cliente. Morais e Zulietti (2009) corroboram com essa ideia, afirmando que o atendimento ao cliente pode ser um importante instrumento de diferenciação nas academias.

Para aprimorar o atendimento prestado, Bee e Bee (2000) propõem algumas dicas interessantes que podem facilitar a vida do professor de musculação:

  • Mantenha-se informado: é importante que o professor se mantenha informado sobre as atividades da academia (mesmo que não sejam de sua responsabilidade), bem como, das notícias gerais.
  • Seja simpático e atencioso: ninguém gosta de ser atendido por pessoas negligentes e mal-humoradas.
  • Seja prestativo, mas não insistente: demonstre ao seu aluno que você está ali para auxiliá-lo, porém, não seja insistente a ponto de se tornar chato.
  • Ouça o seu aluno: muitas vezes, o aluno precisa de alguém para conversar, para desabafar. Tenha paciência e escute-o.
  • Assuma a responsabilidade pelos problemas na sala de musculação: mesmo que os problemas não sejam de sua responsabilidade, assuma-a perante o aluno e posteriormente comunique o responsável.
  • Cumpra o que prometer: estipule prazos para cumprir com as suas obrigações e cumpra-os, como, por exemplo, atualizar a ficha de treinamento do aluno.
  • Mantenha o aluno informado: incentive os seus alunos a lerem os quadros de aviso da academia, bem como, reforce verbalmente os comunicados.
  • Se importe com cada aluno: se possível (e nós sabemos que é difícil), chame cada aluno peno nome. Esse será um grande diferencial.
  • Responda prontamente à dúvida de seu aluno: estude com frequência para sempre estar apto a responder às dúvidas de seu aluno (que não são poucas). Caso não saiba responder de prontidão, comprometa-se a buscar informações específicas.
  • Demonstre estar orgulhoso de sua empresa: literalmente, vista a camisa de sua empresa e demonstre alegria em estar trabalhando nesse local.

Infelizmente, convivemos em uma realidade de mercado que não valoriza os professores de musculação. Esse fato se dá por diversos fatores, entretanto, Lovisolo (1996) afirma que a desvalorização do profissional de Educação Física decorre de sua própria postura profissional, pois constata-se a presença de comodismo, falta de atualização e consciência profissional, uma vez que poucos se dão conta da grandiosidade de conteúdos sob sua responsabilidade, principalmente, do valor das vidas que se colocam em suas mãos.

A excelência no atendimento é uma pequena atitude que pode contribuir para a mudança desse panorama de mercado. Ainda assim, deve-se lembrar que a sala de musculação é uma excelente, se não, a melhor, vitrine para o profissional que deseja atuar no segmento de personal training.

Portanto, nos momentos de desânimo, tenha em mente que a qualidade do seu atendimento pode contribuir para a sua evolução profissional, diminuindo a reincidência desse estado de insatisfação. Pense nisso! Falo mais sobre técnicas de atendimento, marketing pessoal e vendas no livro MARKETING PESSOAL DO PERSONAL TRAINER.

Referências Bibliográficas

BEE, F.; BEE, R. Fidelização do cliente. São Paulo: Nobel, 2000.
KOTLER, P. Administração de marketing. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1996.
LOVISOLO, H. Hegemonia e legitimidade nas ciências dos esportes. Motus Corporis: Revista de Divulgação Científica do Mestrado e Doutorado em Educação Física. v. 3, n. 2, p. 52, 1996.
MORAIS, R. S.; ZULIETTI, L. F. O perfil e a fidelização dos clientes são fundamentais para o sucesso das academias. Anuário da Produção Acadêmica Docente. v.2, n.3, p.41-56, 2008.|
PAZ, L. G. S. Causas de insatisfação de clientes de academias de ginástica: o caso de Uphill. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.