Sendo assim, em um período de convivência de 1 ano entre professor e aluno, de nada adiantaria prestar um bom atendimento durante 364 dias desse ano e falhar durante 1 dia, pois esse único dia seria lembrado para sempre, enquanto os demais dias fatalmente seriam esquecidos. Infelizmente, isso acontece na prática e reforça o conceito de atendimento diário.
Paz (2005) ressalta que, dentre os fatores que geram altos níveis de insatisfação nos alunos de musculação, a atenção prestada pelos professores, bem como a sua motivação para o trabalho, são os principais. Estar motivado para trabalhar e prestar a atenção devida ao aluno são aspectos que fazem parte de uma boa conduta de atendimento.
Atualmente, vivemos a era da tecnologia e essa modernidade atinge também as academias de musculação. Hoje, temos a disponibilidade de aparelhos bonitos e confortáveis, o que não se imaginava há alguns anos. Porém, de acordo com Kotler (1998), o gerente de uma academia pode pensar que os clientes desejam aparelhos mais modernos, mas eles podem estar mais preocupados com o atendimento por parte dos professores.
Nesse aspecto, a musculação apresenta uma característica ímpar quando comparada às demais modalidades de uma academia, pois, é a única que permite contato diário mais próximo entre professor e aluno, fato que, quando regado de um bom atendimento, aumenta a probabilidade de fidelização do cliente. Morais e Zulietti (2009) corroboram com essa ideia, afirmando que o atendimento ao cliente pode ser um importante instrumento de diferenciação nas academias.
Para aprimorar o atendimento prestado, Bee e Bee (2000) propõem algumas dicas interessantes que podem facilitar a vida do professor de musculação:
Infelizmente, convivemos em uma realidade de mercado que não valoriza os professores de musculação. Esse fato se dá por diversos fatores, entretanto, Lovisolo (1996) afirma que a desvalorização do profissional de Educação Física decorre de sua própria postura profissional, pois constata-se a presença de comodismo, falta de atualização e consciência profissional, uma vez que poucos se dão conta da grandiosidade de conteúdos sob sua responsabilidade, principalmente, do valor das vidas que se colocam em suas mãos.
A excelência no atendimento é uma pequena atitude que pode contribuir para a mudança desse panorama de mercado. Ainda assim, deve-se lembrar que a sala de musculação é uma excelente, se não, a melhor, vitrine para o profissional que deseja atuar no segmento de personal training.
Portanto, nos momentos de desânimo, tenha em mente que a qualidade do seu atendimento pode contribuir para a sua evolução profissional, diminuindo a reincidência desse estado de insatisfação. Pense nisso! Falo mais sobre técnicas de atendimento, marketing pessoal e vendas no livro MARKETING PESSOAL DO PERSONAL TRAINER.
BEE, F.; BEE, R. Fidelização do cliente. São Paulo: Nobel, 2000.
KOTLER, P. Administração de marketing. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1996.
LOVISOLO, H. Hegemonia e legitimidade nas ciências dos esportes. Motus Corporis: Revista de Divulgação Científica do Mestrado e Doutorado em Educação Física. v. 3, n. 2, p. 52, 1996.
MORAIS, R. S.; ZULIETTI, L. F. O perfil e a fidelização dos clientes são fundamentais para o sucesso das academias. Anuário da Produção Acadêmica Docente. v.2, n.3, p.41-56, 2008.|
PAZ, L. G. S. Causas de insatisfação de clientes de academias de ginástica: o caso de Uphill. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.