Calistenia e exercício com o peso corporal: conceitos distintos ou sinônimos científicos

Coronavírus: mantendo-se ativo durante a pandemia
23/03/2020
#TreineEmCasa – Treinamento físico em casa durante a pandemia do COVID-19 (SARS-COV2): abordagem fisiológica e comportamental
18/05/2020

Leury Max da Silva Chaves, Gabriel Vinicius Santos, Cauê Vazquez La Scala Teixeira, Marzo Edir Da Silva Grigoletto. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, v. 19, n. 1, p. 13-15, 2020.

Resumo: O treinamento com o peso corporal (também conhecido popularmente como calistenia) é um método de treinamento clássico e sua prática foi amplamente difundida desde o século XIX, mas pouco evidenciada na literatura científica ao longo dos anos. Embora diversas modalidades se utilizem de exercícios com peso corporal e esses exercícios sejam conhecidos popularmente como calistênicos, é importante ressaltar que o termo “Calistenia” é um método de treinamento independente que apresenta conceito e características próprias. Assim, o objetivo do presente trabalho foi discutir calistenia e exercícios com o peso corporal sob a perspectiva científica, no intuito de identificar se esses termos são conceitos distintos ou sinônimos científicos.

Você também pode se interessar pelos itens abaixo. Clique sobre os títulos para saber mais.

E-book “Guia prático de exercícios com o peso corporal”

Curso online “TREINEemCASA: bases científicas e aplicações práticas”

Curso online “Treinamento sem equipamentos”

DOWNLOAD