Musculação e treinamento funcional: a combinação que combina

Musculação e saúde
04/12/2014
A Educação Física e os estudos na internet
19/12/2014

Musculação é melhor que treinamento funcional??? Treinamento funcional é melhor que musculação??? E se eu combinar os dois, o que acontece??? Vamos às respostas?

Primeiramente é necessário entender que essa comparação não é possível, pois musculação e treinamento funcional não se enquadram na mesma categoria de conceito. Para facilitar o entendimento, pensemos na musculação como uma FERRAMENTA e no treinamento funcional como uma FORMA DE UTILIZAR essa ferramenta.

Diversas são as formas de utilização da ferramenta chamada musculação. A forma de utilização mais comum, nesse texto mencionada como “tradicional”, é a que tem por objetivo principal a hipertrofia muscular. Nessa forma, o treinamento tem algumas características bem definidas:

  • Cíclico e simétrico
  • Foco no desenvolvimento de determinados músculos
  • Seleção de exercícios baseada nos níveis de ativação dos músculos-alvo (simplicidade)
  • Ênfase sobre a força como principal capacidade biomotora

Por ser a forma mais utilizada nas academias, as pessoas tendem a associar a musculação exclusivamente a esse formato. Porém, não podemos esquecer que essa é somente uma forma, que apesar de ser a mais comum, não é a única. O treinamento funcional, por exemplo, é uma dessas formas que tem sido bastante discutidas na atualidade. Nesse modelo, o treinamento tem características diferentes:

  • Acíclico e assimétrico
  • Foco no aprimoramento de movimentos (repertório motor) e nos músculos do core
  • Seleção de exercícios com base na quantidade de músculos envolvidos (complexidade)
  • Integração de capacidades biomotoras (força, equilíbrio, flexibilidade, potência, etc.)

Assim, entendendo o treinamento funcional como uma forma (um conceito) de treinamento, percebe-se a possibilidade de aplicação em qualquer ambiente, sendo que a musculação é um excelente ambiente para essa finalidade. Portanto, musculação e treinamento funcional COMBINAM! Falo sobre esse assunto em detalhes no livro Musculação Funcional.

E para os que têm interesse na forma tradicional de utilização da musculação, também falo sobre isso nos livros Musculação time efficient, Musculação perguntas e respostasMétodos avançados de treinamento para hipertrofia.

Bons estudos! E lembre-se… entender conceitos liberta e abre portas!

 

Leitura sugerida:

 

Distefano LJ et al. Comparison of integrated and isolated training on performance measures and neuromuscular control. J Strength Cond Res. 27(4):1083-90, 2013.

Pacheco MM et al. Functional vs. Strength training in adults: specific needs define the best intervention. Int J Sports Phys Ter. 8(1):34-43, 2013.

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/caueteixeira/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/caueteixeira/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743