A Educação Física e os estudos na internet

Musculação e treinamento funcional: a combinação que combina
09/12/2014
Treinamento funcional e emagrecimento
07/01/2015

Onde devo estudar na internet??? Quais são as fontes credíveis??? Qual deve ser minha fonte primária de informação???

A internet é um dos meios de comunicação mais ricos da atualidade. Esse veículo possibilita o acesso a diversas fontes de estudo sem que a pessoa tenha que sair de casa. Livros, artigos científicos, cursos, palestras, textos diversos e uma infinidade de ferramentas de propagação de informação podem ser acessadas com apenas alguns cliques. Mas diante desse mar de informação, qual deve ser a fonte primária?

Atualmente, é de conhecimento de todos os profissionais da saúde (ou, pelo menos, deveria ser), que os artigos científicos internacionais devem ser a principal fonte de informação. Essa recomendação é baseada, principalmente, na qualidade dos periódicos. Para a área da Educação Física, não é diferente.

 

Conheça as publicações científicas do prof. Cauê

 

Porém, quanto se toca nesse assunto, duas importantes dúvidas surgem:

1) Onde procuro esses artigos?

Resposta: Existem diversas formas de se encontrar um artigo cientifico na internet, no entanto a mais fácil é a busca através de uma base de dados confiável. Nesse contexto, a principal base de dados internacional da área da saúde é a PUBMED. O caminho das pedras é mais simples do que parece:

  • Acesse o site www.pubmed.org (Clique aqui)
  • No campo “Search”, digite as palavras ou o termo que você quer pesquisar
  • Caso queira refinar sua pesquisa, clique em “Advanced”. Essa opção te direcionará para outra tela, que permitirá a busca detalhada por título, autor, ano de publicação, etc.

2) Agora que encontrei o artigo que queria, como faço para conseguir a íntegra?

Resposta: A íntegra de muitos artigos internacionais não é free, ou seja, você precisa pagar por ela. Mas existem algumas saídas:

  • Na Pubmed, na página do artigo, no canto superior direito, aparecerá (na maioria das vezes) o link do periódico. Clique para ser redirecionado. Se o artigo for free, você conseguirá baixá-lo.
  • Caso não seja free, copie o nome do artigo e cole no Google. Se der sorte, como resultado de sua pesquisa, você encontrará o arquivo disponível em PDF.
  • Caso não consiga, acesse o Research Gate e busque o perfil dos autores. Geralmente, eles disponibilizam a íntegra do paper no perfil.
  • Se ainda não conseguir, tente encontrar os emails dos autores. No próprio Google, você consegue fazer isso. Se achar, envie um email solicitando o artigo. Na grande maioria das vezes, funciona.

Lembre-se, outras fontes podem e devem ser consultadas, mas o filtro tende a diminuir. Portanto tenha bom senso nas suas escolhas. Bons estudos!!!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/caueteixeira/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/caueteixeira/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743